Os dez maiores vilões do Capitão América

Steve Rogers, o Capitão América é um dos maiores ícones da cultura norte-americana, e sua importância, para o povo americano, vai além de sua presença nas páginas dos quadrinhos da Marvel Comics. Criado em 1941 por Joe Simon e Jack Kirby, o Capitão América fez parte do esforço de guerra para elevar a moral do povo e tropas americanas em combate, e também participou de várias peças publicitárias para arrecadar doações revertidas a guerra. Ao longo dos anos, o Capitão América também foi o símbolo do governo americano contra o comunismo da URSS, e nos dias após o atentado de 11 de setembro, o governos utilizou sua imagem para frear a crescente onda de violência contra a população muçulmana/islâmica nos Estados Unidos.

Por ser um personagem criado para combater uma ideologia, o nazismo, nada mais condizente que a maioria de seus vilões representem os temores do povo americano, como nazistas, comunistas, terroristas e extremistas. Então preparamos então uma lista com os dez maiores vilões do Capitão América. Você conhece todos? Confira a lista abaixo!

 

10 – Saltador

capitao-10

Quem é?  Georges Batroc é um mercenário francês que serviu na Legião Estrangeira. Mestre em Savate, uma arte-marcial oriunda do Kick Boxing, fez fama aceitando contratos da HIDRA.

Primeira aparição: Tales of Suspense #75 de 1966.

Criado por:  Stan Lee e Jack Kirby.

Por que está no top: O Saltador foi contratado pela I.M.A. (Ideias Mecânicas Avançadas) para roubar uma arma química, e foi facilmente derrotado pelo Capitão América. Após a derrota, Batroc jurou que o derrotaria de maneira justa, e sempre aceita contratos que o coloquem perto do Capitão, como da vez que sequestrou Sharon Carter para a HIDRA. Porém, o Saltador nunca foi uma verdadeira ameaça ao Capitão América.

No cinema: Interpretado pelo lutador de MMA Georges St-Pierre.

 

09 – Ossos Cruzados

capitao-09

Quem é? Brock Rumblow não possuí super-poderes, é apenas altamente treinado em combate, manuseio de armas e luta. É o assecla favorito do Caveira Vermelha, e utiliza uma máscara com ossos cruzados inspirado na tradicional bandeira negra dos piratas.

Primeira aparição: Capitão América #359 de 1989.

Criado por: Mark Gruenwald e Kieron Dwyer.

Por que está no top: Por ser homem de confiança do Caveira Vermelha, o Ossos Cruzados já entrou várias vezes no caminho do Capitão América. Apesar de não ter poderes como o Steve Rogers, Rumblow sempre foi um adversário formidável.

No cinema: Interpretado por Frank Grillo.

 

08 – Arnim Zola

capitao-08

Quem é? Brilhante bioquímico suíço, Arnim Zola foi o primeiro engenheiro genético do universo Marvel. Zola trabalhava com supremacia ariana para partido nazista, tendo inclusive, copiado eletronicamente o cérebro de Hitler para colocar em um de seus clones. Em busca de viver eternamente, Zola transferiu seu cérebro para um corpo robótico.

Primeira aparição: Capitão América #208 de 1977.

Criado por: Jack Kirby

Por que está no top: E é um dos homens de confiança do Caveira Vermelha, que financia suas pesquisas robóticas. Suas criações, como os androides Primus e Doughboy, sempre deram trabalho para o Capitão América. Além disso, seu corpo possuí a capacidade de controlar telepáticos sua criações genéticas, o que o torna um adversário difícil de ser combatido.

No cinema: Interpretado por Toby Jones.

 

07 – Rei Cobra e a Sociedade da Serpente

capitao-07

Quem é? Klaus Voorhees recebeu seus poderes após ser picado por uma cobra radioativa, e começou sua carreira como vilão do Demolidor e Thor. Tornou-se líder da Sociedade da Serpente após passar alguns anos no Esquadrão Serpente liderado pela Víbora.

Primeira aparição: Journey into Mystery #98 de 1963.

Criado por: Stan Lee e Don Heck.

Por que está no top: Apesar do Rei Cobra sozinho nunca ter sido um inimigo cativo do Capitão América. Ele cruzou por diversas vezes o caminho do Nômade, codinome utilizado por Steve Rogers para escapar do radar governamental, quando fazia parte no Esquadrão da Serpente, tornando-os assim, inimigo. Alguns anos depois, Rei Cobra se juntou e liderou o sindicato de crime organizado conhecido como Sociedade da Serpente com Enguia, Víbora, Mamba Negra, Anaconda, Princesa Python, entre outros. Sempre tendo seus planos impedidos pelo Capitão América.

 

06 – M.O.D.O.K. e a I.M.A.

capitao-06

Quem é? George Tarleton era apenas um agente da I.M.A. (Ideias Mecânicas Avançadas) que foi submetido a uma experiência que o transformou em M.O.D.O.K. (Organismo Mental Desenvolvido Apenas para Matar, em português) Após o experimento, utilizou seu intelecto superior e poderes psiônicos para aniquilar os responsáveis pelo experimento e assumir o comando da I.M.A.

Primeira aparição: Tales of Suspense #93 de 1967.

Criado por: Jack Kirby e Stan Lee.

Por que está no top: A I.M.A. era a divisão de pesquisa bélica da HIDRA até se tornar independente na década de 60. Com M.O.D.O.K. como líder, a I.M.A. por diversas vezes aparecia com um plano de dominação global, e eram impedidos pelo Capitão América e os Vingadores em duras batalhas.

 

05 – Soldado Invernal

capitao-05

Quem é? Bucky Barnes era o melhor amigo e parceiro de Steve Rogers durante a Segunda Guerra Mundial. Supostamente morreu após a invasão de uma instalação comandada pelo Barão Zemo. Bucky foi resgatado pelos soviéticos e foi doutrinado para se tornar o Soldado Invernal.

Primeira aparição: Capitão América #01 de 1941 (Como Bucky) e Capitão América Vol.2 #01 de 2005 (Como Soldado Invernal).

Criado por: Joe Simon e Jack Kirby (Bucky) e Ed Brubaker e Steve Epting (Soldado Invernal).

Por que está no top: Como deve ser descobrir que seu amigo veio a ser tornar seu pior inimigo? Após Bucky ser resgatado pelos soviéticos, um cientista russo chamado Vasily Geral Karpov criou um braço artificial e reprogramou sua mente para se tornar um mortal assassino. Durante a guerra fria, Bucky executou vários assassinatos políticos nos países da cortina de ferro. O Soldado Invernal foi um dos vilões que mais deram problemas para o Capitão América, inclusive sequestrando e quase matando sua namorada, Sharon Carter.

No cinema: Interpretado por Sebastian Stan.

 

04 – Barão Von Strucker e a HIDRA

capitao-04

Quem é? Barão Von Strucker era um general de Hitler que liderava o Esquadrão Morte-Cabeça. Após várias derrotas para Nick Fury, Hitler ordenou sua execução. Conseguiu fugir com a ajuda do Caveira Vermelha e fundou a HIDRA.

Primeira aparição: Sargento Fury e seu Comando Selvagem #05 de 1964.

Criado por: Stan Lee e Jack Kirby.

Por que está no top: Ele é simplesmente o líder supremo da HIDRA, uma organização terrorista de fanáticos que já deu muito trabalho para o Capitão América e os Vingadores. O poderio bélico/militar da HIDRA se assemelha com o da S.H.I.E.L.D., a tornando uma organização bastante perigosa. Von Strucker por si só também é mortal, seu corpo é capaz de produzir um vírus que pode matar as pessoas que chegam perto dele.

No cinema: Interpretado por Thomas Kretschmann.

 

03 – O Governo Americano

capitao-03

Quem são? O poder executivo, judiciário e legislativo do governo americano, representados pelo Presidente dos Estados Unidos, a Suprema Corte e a S.H.I.E.L.D.

Primeira aparição: Capitão América #1 de 1941.

Por que está no top: O que fazer quando seu criador se vira contra você? Steve Rogers em diversas ocasiões enfrentou a ideologia capitalista do governo americano. Na década de 70, durante o governo Nixon, Steve Rogers se sentiu traído e adotou o codinome de Nômade. Já durante a década de 80, Rogers recebeu ordens para agir contra cidadãos americanos, recusou e virou O Capitão, sendo então caçado pelo governo como inimigo público número 1. Mais recentemente durante a Guerra Civil, Rogers foi contra o ato de registro federal de super-humanos e novamente foi caçado, dessa vez até pelos seus amigos, como o Homem de Ferro.

 

02 – Barão Zemo

capitao-02

Quem são? Barão Heinrich Zemo 12º era o homem mais odiado da Europa durante a Segunda Grande Guerra, ele era o homem responsável criação de armas avançadas para os nazistas. Seu filho, o Barão Helmut Zemu 13º, assumiu a carreira de vilão para vingar seu pai.

Primeira aparição: Os Vingadores #6 de 1964 (Heinrich) e Capitão América #168 de 1973 (Helmut)

Criados por: Stan Lee e Jack Kirby (Heinrich), Tony Isabella e Sal Buscema (Helmut)

Por que estão no top: O primeiro Barão Zemo foi o homem que derrotou o Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial, deixando-o preso no gelo. Zemo também matou, supostamente, o Bucky Barnes. Na era moderna, o Barão Zemo formou uma equipe de vilões para derrotar o Capitão América e os Vingadores, chamados de Mestres do Terror (Magnum, Encantor, Executor, Homem Radioativo e Cavaleiro Negro). Veio a falecer após um confronto com o Capitão América na Amazônia. Seu filho então decide vingar seu pai e segue o mesmo caminho de maldade, formou outra equipe dos Mestres do Terror, e após Massacre Marvel, formou os Thunderbolts, uma equipe de vilões se fazendo passar por heróis.

 

01 – Caveira Vermelha

capitao-01

Quem é? Johann Schimidt era um órfão que foi encontrado pelo Hitler trabalhando como camareiro em um hotel onde estava hospedado. Treinado e guiado por Hitler, o Caveira Vermelha se tornou símbolo da supremacia nazista. Schimidt tem basicamente os mesmos poderes do Capitão América, além de ter um intelecto genial e grande destreza política.

Primeira aparição: Capitão América #07 de 1941.

Criado por: Joe Simon, Jack Kirby e France Herron.

Por que está no top: O Capitão América foi criado para combater a ideologia que o Caveira Vermelha personifica, e foi um feroz inimigo durante a Segunda Grande Guerra. Nos tempos modernos, o Caveira liderou a HIDRA e tomou posse do Cubo Cósmico, tornando-o um adversário muito mais poderoso do que já era.

No cinema: Interpretado por Hugo Weaving.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s