Os dez maiores vilões do Flash (Barry Allen)

O Flash, em sua segunda encarnação, como o cientista forense Barry Allen foi o herói que deu o pontapé na segunda era dos quadrinhos, a Era de Prata, em Showcase #4.  Recriado em 1956 por Robert Kanigher e Carmine Infantino, foi um sucesso instantâneo, fazendo-o aparecer em mais outras quatro edições antes de voltar a sua série, que continuou a numeração de All-Flash Comics, do primeiro Flash, no Brasil conhecido como Joel Ciclone. Flash é o herói que inaugurou uma era e seus antagonistas formam uma verdadeira Galeria de Vilões. Vamos a ela.

10 – PROFESSOR ZOOM

flash 01Quem é? Eobard Thawne é o arqui-inimigo que veio do futuro para enfrentar Barry Allen, do qual era fã incondicional. Ao usar a Esteira Cósmica no Museu do Flash, Eobard endoidou e decidiu tornar o Flash um herói melhor por vias tortas, como matar Íris West. Também conhecido como Flash Reverso, é um antepassado por linha materna de Bart Allen/Impulso-Kid Flash e Owen Mercer/Capitão Bumerangue. Zoom foi aparentemente morto pelo Flash/Wally West em um esforço para salvar sua noiva, Linda Park, e poupar-lhe a morte que Thawne deu a primeira esposa de Flash/Barry Allen, Iris. Foi o responsável pelo cancelamento da revista do Flash antes de Crise, só isso.

Primeira aparição: Flash #139 de 1963

Criado por: John Broome & Carmine Infantino

09 – MAGO DO TEMPO

flash 02Quem é? Mark Mardon escapou da prisão indo direto para a casa de seu irmão, que tinha acabado de criar uma varinha que podia controlar o clima. Mark queria a arma e ele e seu irmão entraram em uma briga, que levou a morte ao irmão de Mark (embora Mardon originalmente dissesse que ele já estava morto quando chegara lá. Tem um filho, Josh, que foi adotado por Iris West e possui poderes de seu pai, mas apenas quando está perto de seu pai. Josh mais tarde foi sequestrado por Libra e morto por Inércia durante os eventos da Crise Final. Ladrão, sujo, asqueroso e matador de irmão… Precisa de mais motivos para estar nesta lista?

Primeira aparição: Flash #110 de 1959

Criado por: John Broome & Carmine Infantino

08 – ONDA TÉRMICA

flash 03Quem é? Mick Rory era obcecado com fogo e, em na adolescência, queimou sua casa, matando sua família. Ele então fez uma pistola de calor e usava o fogo para roubar e matar. Ele foi um dos vilões que o Pião tentou redimir, e, quando que foi desfeito, Rory se tornou um vilão novamente. Mesmo durante a sua reforma, sua mente já estava começando a voltar para o crime. Talvez o único vilão-vilão do Flash, aquele que já nasceu e vai morrer vilão, por isso está no top 10.

Primeira aparição: Flash #140 de 1963.

Criado por: John Broome & Carmine Infantino

07 – PIÃO

flash 04Quem é? Roscoe Dillon usava muitas armas com temática de pião para cometer crimes e acabou aprendendo a girar-se a grandes velocidades, que aumentava sua inteligência e lhe permitia desviar de balas. Ele morreu, mas sua mente era tão poderosa que assumiu as mentes de muitas pessoas para mantê-lo vivo, incluindo Henry Allen e o senador Thomas O’Neill, cujo corpo foi reformado por Dillon para parecer com o original Pião. Mais tarde, ele foi morto novamente pelo Capitão Frio, quando Dillon tentou assumir a Galeria durante a “Guerra dos Vilões”. Durante este tempo, foi revelado que Dillon tinha feito alguns vilões se redimirem com sua influência mental, e durante a guerra, ele desfez, tornando-os criminosos novamente. Ele tinha originalmente influenciando-os depois de se tornar uma vítima das lavagens cerebrais da LJA, na tentativa de se tornar um herói até que a loucura o tomou de volta. Apesar de ser considerados por muitos um vilão meia pataca, o Pião foi um dos piores inimigos do Flash exatamente por já estar morto!

Primeira aparição: Flash #122 de 1961.

Criado por: John Broome & Carmine Infantino

06 – TRAPACEIRO

flash 05Quem é? James Jesse, um artista de circo que vem de uma família de trapezistas, inventou sapatos que usavam ar comprimido para “andar” no ar, o que lhe permitiu tornar-se um artista bem sucedido. Inspirado por Jesse James, James fez outras armas e se tornou o Trapaceiro. Ele já se redimiu uma vez, mas foi revelado que era porque o Pião assim fez, e ele voltou para perto da Galeria. Foi morto pelo Pistoleiro durante os eventos de Contagem Regressiva. Sua melhor participação nas histórias do Flash foi no seriado da década de 1990, onde Mark Hammil (o eterno Luke Skywalker) o interpretou, e é esse o motivo de estar nesta lista.

Primeira aparição: Flash #113 de 1960.

Criado por: John Broome & Carmine Infantino.

05 – FLAUTISTA

flash 06Quem é? Hartley Rathaway nasceu surdo, mas foi curado depois que seus pais ricos procuraram uma maneira de fazê-lo ouvir. Assim que pôde ouvir, se tornou obcecado com música e som, criando várias armas à base de som. Originalmente um criminoso, ele se redimiu e saiu do armário, ao mesmo tempo. Tornou-se um amigo de Wally West, mesmo quando o Pião revelou que tinha mudado a personalidade de alguns da Galeria (Rathaway inclusive) para que se redimissem; o Flautista foi capaz de lutar contra a influência do Pião e permaneceu bom. Entra no Top principalmente por causa da roupitcha espalhafatosa.

Primeira aparição: Flash #106 de 1959.

Criado por: John Broome & Carmine Infantino.

04 – GORILA GROOD

flash 07Quem é? Gorila Grodd é um gorila telepático hiper-inteligente. Ele não era nada mais do que um macaco normal, mas depois de que uma espaçonave alienígena (recontada, anos depois, como um meteoro radioativo, o mesmo que deu poderes a Hector Hammond) cai em sua casa na África, Grodd e sua espécie são imbuídos com superinteligência pelo piloto da nave. As habilidades psiônicas de Grodd permitem-lhe colocar outros seres sob seu controle mental. Grodd também pode projetar raios de força telecinéticos, transmutar a matéria e transferir sua consciência para outros corpos.

Primeira aparição: Flash #106 de 1959.

Criado por: John Broome & Carmine Infantino.

03 – MESTRE DOS ESPELHOS

flash 08Quem é? Enquanto trabalhava em uma oficina de prisão, Sam Scudder criou acidentalmente um espelho que poderia conter uma imagem por um tempo. Quando escapou, ele fez mais aparelhos com tal tecnologia e se tornou o Mestre dos Espelhos, entre eles um que pode fazer viagens para outras dimensões. Ele foi morto em Oa durante a Crise nas Infinitas Terras, contudo outros vilões já lhe tomaram o nome.

Primeira aparição: Flash #105 de 1959.

Criado por: John Broome & Carmine Infantino.

02 – CAPITÃO BUMERANGUE

flash 09Quem é? Digger Harkness era um mestre de bumerangues, arma que aprendeu a usar no deserto australiano. Quando foi necessário um mascote para uma empresa de bumerangues, Harkness foi contratado, mas usou o traje e os bumerangues para cometer crimes. Ele se tornou o segundo Mestre dos Espelhos após a morte do primeiro. Durante a saga Crise de Identidade, ele foi enviado para matar Jack Drake (pai de Tim Drake, o terceiro Robin). Mas Drake retaliou em autodefesa, e os dois homens ao mesmo tempo se mataram. Harkness tem um filho, Owen Mercer, que assumiu o título de seu pai e se tornou um herói após um breve período com a Galeria. Harkness foi ressuscitado após os acontecimentos de A Noite Mais Densa. Harkness entra no Top, primeiro por causa da periculosidade, segundo por sua estada no Esquadrão Suicida, um dos pontos altos (?) de sua carreira.

Primeira aparição: Flash #117 de 1960.

Criado por: John Broome & Carmine Infantino.

01 – CAPITÃO FRIO

flash 10Quem é? Leonard “Len” Snart era um criminoso que queria uma chance de se livrar do Flash. Vendo um artigo sobre uma arma que podia afetar a velocidade do Flash, Snart desenvolveu-a e a expôs à radiação. Em vez de diminuir a velocidade do Flash, a arma congelava qualquer ao zero absoluto. Chamando a si mesmo de Capitão Frio, Snart começou em uma carreira criminosa. Ele foi o primeiro e é considerado o maior inimigo de ambos Flashes, Barry Allen e Wally West, além de líder da Galeria dos Vilões. Conhecido por ser um vilão simpático, Snart tem um senso de honra. Frio tem regras estritas sobre como a galeria deve agir, assim como nada de drogas e de mortes, a menos que sejam obrigados. Também tem um senso de lealdade para com sua equipe e cuida deles.

Primeira aparição: Showcase #08 de 1957.

Criado por: John Broome & Carmine Infantino.