Os dez maiores vilões do Homem-Aranha

O Homem-Aranha é sem dúvida um dos maiores personagens de história em quadrinhos de todos os tempos, e certamente o maior herói da Marvel Comics. Criado em 1962 por Stan Lee e Steve Ditko em Amazing Fantasy #15, foi um sucesso instantâneo, angariou milhares de fãs de todas as gerações durante todos esses 52 anos. E fazer uma lista com apenas 10 dos maiores vilões do aracnídeo é uma tarefa bem inglória. Assim como o Batman, sua galeria de vilões é enorme, e resolvemos ranquear os vilões que mais deram trabalho para o herói, no passado e presente. Vamos a ela.

10 – Abutre

10-vulture

Quem é? Adrian Toomes é um idoso que era sócio de uma empresa de engenharia eletrônica, ao inventar um dispositivo que o permitia voar, descobriu que seu sócio desviava seus fundos. Para se vingar se tornou o Abutre.

Primeira aparição: O Incrível Homem-Aranha #02 de 1963

Criado por: Stan Lee e Steve Ditko

Por que está no top? Apesar de ser apenas um senhor de idade em um traje voador, Toomes já deu bastante trabalho ao Aranha. Sua capacidade de voar e intelecto acima da média sempre ofereceram um desafio mortal. Além de ser parte integrante do Sexteto Sinistro, Toomes já conseguiu despistar a morte e se tornar mais jovem, o que o tornou um adversário ainda mais formidável. Outros vilões também utilizaram a identidade de Abutre, como o Blackie Drago e Clifton Shallot.

09 – Electro

09-electro

Quem é? Max Dillon era um engenheiro elétrico que ao fazer manutenção em uma rede elétrica, foi atingido por um estranho relâmpago, seus genes foram alterados e o transformou em um capacitor elétrico vivo.

Primeira aparição: O Incrível Homem-Aranha #09 de 1964

Criado por: Stan Lee e Steve Ditko

Por que está no top? Electro já foi um vilão de primeira linha do universo Marvel, seus poderes rivalizavam com os do Magneto, que já o convidou para fazer parte da Irmandade de Mutantes. Dillon já participou de grupos como o Sexteto Sinistro, Quarteto Terrível e Emissários do Mal. Seus poderes elétricos sempre foram um desafio ao Aranha.

No cinema: Interpretado por Jamie Foxx em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro.

08 – Kraven, o Caçador

08-kraven

Quem é? Sergei Kravinoff é um aristocrata da antiga nobreza russa, e é simplesmente o maior caçador do mundo. Ele já caçou todos os tipo de animais perigosos presentes na natureza, incluindo os dinossauros da Terra Selvagem.

Primeira aparição: O Incrível Homem-Aranha #15 de 1694.

Criado por: Stan Lee e Steve Ditko

Por que está no top? Após Kraven não ter mais desafios na natureza, J.J. Jameson o chamou para a maior caça de sua vida: O Homem-Aranha. Ele não era uma grande ameaça ao aracnídeo, mas antes de se suicidar durante a história A Última Caçada de Kraven, infernizou a vida de Peter Parker, inclusive o enterrando vivo, fato que criou um grande trauma no Aranha.

07 – Chacal

07-jackal

Quem é? Miles Warren era o professor responsável pelo estágio universitário de Gwen Stacy na Universidade Empire State. Criou uma obsessão doentia por ela, e após sua morte ficou louco e a clonou.

Primeira aparição: O Incrível Homem-Aranha #15 de 1965 (Como Miles Warren) e O Incrível Homem-Aranha #129 de 1974 (Como Chacal).

Criado por: Stan Lee e Steve Ditko (Miles Warren) e Gerry Conway e Ross Andru (Chacal)

Por que está no top? Ficou extremamente obcecado pelo Homem-Aranha após a morte de sua amada, Gwen Stacy. Warren criou clones do Aranha e da Stacy, abalando assim todo o psicológico do herói, e colocou em duvida sua própria identidade, sem saber se era um clone ou o verdadeiro. No primeiro embate dos clone, Peter jogou sua contraparte em uma chaminé. Anos mais tarde, o clone voltou como Ben Reily, dando então inicio a maior saga do aranha: A Saga dos Clones, onde o Chacal criou dezenas de clones do heróis, incluindo Kane e Aracnocida.

06 – Duende Macabro/Duende Demoníaco

06-hobgoblin

Quem é? O Duende Macabro sempre teve muitas identidades ao longo dos anos. O primeiro foi o bilionário Roderick Kingsley, obcecado pelo Duende Verde, encontrou um de seus arsenais e virou o Duende Macabro. Durante a saga Inferno, dos X-Men, Jason Macendale fez um pacto com um demônio e teve seu corpo possuído, no final da saga, o demônio deixou seu corpo e deu origem ao Duende Demoníaco.

Primeira aparição: O Incrível Homem-Aranha #238 de 1983 (Duende Macabro) e O Espetacular Homem-Aranha #147 de 1989 (Duende Demoníaco).

Criado por: Roger Stear e Jonh Romita Jr. (Duende Macabro), Gerry Conway e Sal Buscema  (Duende Demoníaco).

Por que está no top? Devido a várias identidades do Duende Macabro, as histórias sempre variavam de motivação, indo desde planos de dominação, bandidagem simples e até intrigas de espionagem internacional. Alguns dos Duendes Macabros deram bastante trabalho ao Aranha, principalmente o Duende Demoníaco, quando se juntou ao Carnificina para vandalizar a cidade de Nova Iorque. Atualmente, Phil Urich é o Duende Macabro e um dos maiores inimigos do Superior Homem-Aranha.

05 – Carnificina

05-carnage

Quem é? Cletus Kasady é um sádico psicopata que foi infectado por um pedaço do simbionte, após o mesmo resgatar Eddie Brock da prisão de Ryker’s Island. Seu lado sociopata liberou todo potencial do Simbionte, e juntos pintaram Nova Iorque de vermelho.

Primeira aparição: O Incrível Homem-Aranha #361 de 1992.

Criado por: David Michelinie, Erik Larsen e Mark Bagley.

Por que está no top? O Carnificina é um dos vilões mais cruéis do universo Marvel. Durante sua saga, Carnificina Máxima, ele recrutou os vilões Shriek, Contraparte, Duende Demoníaco e Carniça para chacinar toda a cidade de Nova Iorque. O Homem-Aranha precisou da ajuda do Capitão América, Deathlok, Punho de Ferro e Venon para conseguir impedi-lo. O Aranha no mano-a-mano dificilmente é páreo ao Carnificina, porem lhe faltava inteligência para ganhar do herói.

04 – Rei do Crime

04-kingpim

Quem é? Wilson Fisk é o chefe do crime organizado em Nova Iorque, e possuí ligações com a HIDRA e O Tentáculo. Fisk é um dos maiores vilões do universo Marvel, e é um exímio lutador e brilhante estrategista. Seu filho, Richard Fisk, o Rosa, também é um perigoso vilão.

Primeira aparição: O Incrível Homem-Aranha #50 de 1967

Criado por: Stan Lee e John Romita Sr.

Por que está no top? O Homem-Aranha é o herói de Nova Iorque sempre combatendo suas injustiças. E quem é o maior símbolo da vilania na cidade? O Rei do Crime, Wilson Fisk, que devido a suas ligações, sempre financiou vários super-vilões, como o Spencer Smythe, o filho do criador dos Caça-Aranha. A organização mafiosa do Rei do Crime é praticamente impossível de ser derrotada pelo Aranha.

No cinema: Interpretado por John Rhys-Davies em O Julgamento do Incrível Hulk de 1989 e por Michael Clarke Duncan em O Demolidor de 2003.

03 – Venom

03-venom

Quem é? O Simbionte alienígena foi encontrado por Peter Parker no planeta do Beyonder durante a Guerra Secreta. Peter o utilizava como uniforme, até o mesmo tentar dominar sua mente, após ser rejeitado pelo herói, com a ajuda de Reed Richards, o Simbionte se uniu a Eddie Brock e se tornou o Venom.

Primeira aparição: Guerra Secreta #08 de 1984 (Simbionte) e O Incrível Homem-Aranha #299 de 1988 (Venom).

Criado por: Randy Schueller (Ideia original), David Michelinie e Mike Zeck (Uniforme Alienígena) e Todd McFarlane (Venom).

Por que está no top? O que fazer quando uma parte de você se sente rejeitada e deseja vingança? Isso é o que aconteceu ao Simbionte. Ele era um só com Peter Parker até ser sumariamente rejeitado e trancafiado, e encontrou em Eddie Brock, um fotografo do Clárin Diário rival de Peter, alguém que odiava tanto Peter tanto quando ele. Juntos, sabendo a identidade secreta do Aranha, o Venom fez misérias com a família e o psicológico do Peter, inclusive quase matando Mary Jane uma vez.

No cinema: Interpretado por Topher Grace em Homem-Aranha 3 de 2007.

02 – Doutor Octopus

02-octavius

Quem é? Dr. Otto Octavius é um renomado físico nuclear que criou braços robóticos para o auxiliar em sua pesquisa atômica. Durante um experimento falho, os braços robóticos se fundiram a sua coluna e deturpou sua mente, criando assim o Doutor Octopus.

Primeira aparição: O Incrível Homem-Aranha #02 de 1963

Criado por: Stan Lee e Steve Ditko

Por que está no top? Um dos maiores adversários do Aranha. Além de já enfrentarem várias vezes, Otto também era apaixonado pela Tia May, inclusive chegando a serem noivos. Em seu leito de morte, Otto conseguiu transferir sua mente para o corpo do Peter Parker, assumindo assim a identidade de Superior Homem-Aranha. Na pelo do aracnídeo, Octavius transformou o Aranha em um implacável vigilante, chegando a matar seus inimigos e fazendo de outros heróis seus inimigos.

No cinema: Interpretado por Alfred Molina em Homem-Aranha 2 de 2004.

01 – Duende Verde (Norman Osborn)

01-greengoblin

Quem é? Norman é o gênio e bilionário presidente da Corporação Osborn. Ao tentar criar um soro de super-soldado, o experimento explodiu em seu rosto. O soro lhe deu super-força e grandes reflexos, mas o deixou louco. Criou o Duende Verde para comandar o crime organizado de Nova Iorque. Após ressuscitar, Norman se tornou o grande vilão do universo Marvel, assumiu o comando da S.H.I.E.L.D. e a acunha de Patriota de Ferro, e criou a equipe Vingadores Sombrios, com vilões se passando por heróis, entre eles o Venom se passando pelo Homem-Aranha.

Primeira aparição: O Incrível Homem-Aranha #14 de 1964.

Criado por: Stan Lee e Steve Ditko

Por que está no top? Norman nos últimos anos foi o grande vilão do universo Marvel, e um vilão maior ainda para o Aranha. O Duende Verde matou sua namorada, Gwen Stacy. E não foi apenas isso que ele fez com ela. Antes de matá-la, ele a seduziu, a engravidou e ainda roubou seus bebês gêmeos. Isso mesmo, além de ser o pior vilão que o Peter já enfrentou, ainda colocou um belo par de chifres em sua cabeça. Isso que é inimigo.

No cinema: Interpretado por Willem Dafoe em Homem-Aranha de 2002 e por Chris Cooper em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro.

 

Menção honrosa para os seguintes vilões que não entraram no top: Lagarto, Mistério, Camaleão, Rino, Besouro, Kane, O Outro, Mancha, Puma, Escorpião, Homem-Areia, Homem-Hídrico, Shocker, Morbius, Contraparte e Doutor Destino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s