Os dez maiores vilões do Superman

Você conhece os vilões mais importantes da galeria de nêmesis do Superman? Ao longo de 75 anos o herói kryptoniano teve inúmeros maus elementos cruzando o seu caminho, a maioria deles criado para os quadrinhos, mas muitos outros criados para outras mídias, como os desenhos, filmes, séries etc.

O que importa é que reunimos aqui uma lista com os dez maiores vilões do Superman, os mais clássicos, importantes, poderosos, enfim, os que marcaram por alguma razão o seu nome ao longo de toda a história do herói.

Vamos ao top:

 

10 – Bizarro

bizarro

Quem é? Na mitologia dos quadrinhos o Bizarro pré-Crise foi um clone feito do Superboy a partir de um raio duplicador. No entanto, o verdadeiro Bizarro surge quando Lex Luthor se apodera do raio duplicador e o usa contra o Superman, criando assim uma cópia imperfeita do herói, com o rosto quadrado e sem cor, com o mesmo uniforme, mas com o símbolo do S invertido e usando sempre o sentido oposto das palavras.

Primeira aparição: Superboy Vol. 1 #68 (1958)

Criado por: Otto Binder e George Papp

Por que está no top? Bizarro está no top porque é um dos mais antigos e clássicos vilões do Homem de Aço e tem sua imagem comumente ligada à aventuras mais cômicas. Como se não bastasse geralmente suas histórias são permeadas por um sentido de tragédia que desperta mais pena do que qualquer outra coisa. Além disso, Bizarro tem os mesmos poderes e se veste como o Superman, e é o único inimigo que diz a frase “eu vou salvar você” querendo dizer exatamente o contrário.

 

9 – Parasita

parasita

Quem é? Como a maioria dos inimigos do Superman o Parasita tem versões pré e pós-Crise, sendo a versão mais conhecida aquela onde o pobre zelador Rudy Jones sofre um acidente com elementos radioativos que altera sua estrutura molecular. Ele se transforma em uma criatura desfigurada que precisa absorver a energia vital de outros seres para se manter vivo.

Primeira aparição: Action Comics #340 de agosto de 1966

Criado por: Jim Shooter

Por que está no top? Simplesmente porque ao sugar a energia do Superman ele também adquire temporariamente os poderes do herói, conseguindo assim encaçapar duas bolas numa tacada só: ao mesmo tempo em que é capaz de sugar os poderes do Suaperman ele deixa o herói esgotado e sem energias no processo, o que o torna um adversário difícil de ser derrotado.

 

8 – Superciborgue

supercyborg

Quem é? Hank Henshaw era um astronauta da NASA até sofrer um acidente radioativo em uma missão no espaço. Uma vez exposto à radiação adquiriu o poder de controlar as máquinas e quando transferiu sua consciência para a câmara-matriz que pariu o Superman acabou tendo contado com o DNA kryptoniano. O resultado foi que Henshaw criou um corpo que é composto (mais da metade, pelo menos) do mesmo código genético do Superman, dando lhe a aparência e os poderes do herói.

Primeira aparição: Adventures of Superman #500 de junho de 1993 (mas apareceu com sua forma humana inicialmente em Adventures of Superman #466 de maio de 1990)

Criado por: Dan Jurgens

Por que está no top? O Superciborgue surgiu durante a saga da Morte do Superman e se fez passar pelo Azulão, conseguindo enganar o povo da Terra e até a Liga da Justiça. Depois ele escravizou o vilão Mongul, dizimou Coast City e, como se não bastasse, ainda deixou um backup seu em um dispositivo preso nas costas do Apocalypse. Como vencer um inimigo que transfere sua consciência vital para máquinas? Também por essa dificuldade que o Superciborgue está no top.

 

7 – Metallo

metallo

Quem é: John Corben era um criminoso que após fugir da cena de um crime sofre um acidente quase fatal, que deixou seu corpo totalmente mutilado. Ele então foi reconstruído por um cientista, que transferiu seu cérebro para um corpo robótico com pele artificial.

Primeira aparição: Action Comics #252 de maio de 1959

Criado por: Robert Bernstein e Al Plastino

Por que está no top? A liga metálica usada para construir o corpo de Metallo é praticamente indestrutível, o que torna o vilão um adversário superforte. Mas o que o torna especial é que a fonte de energia do corpo robótico de Metallo é uma pedra de kryptonia, a pedra verde com radiação venenosa para o Superman. A combinação superforça mais kryptonita é o suficiente para deixar o azulão sempre em maus bocados.

 

6 – Brainiac

brainiac

Quem é: Inicialmente Brainiac foi concebido como um alien do planeta Colu, de aparência humanóide e verde, que viaja pelo universo encolhendo cidades inteiras, como um colecionador. Teve algumas outras versões, sendo uma delas a de um computador vivo kryptoniano, que detectou a iminente destruição do planeta, mas não avisou ninguém. A imagem de Brainiac que ficou consolidada, no entanto, é a de uma inteligência artificial alienígena capaz de controlar os computadores.

Primeira aparição: Action Comics #242 de julho de 1958

Criado por: Otto Binder e Al Plastino

Por que está no top? Se conhecimento é poder, Brainiac é um dos mais poderosos seres do universo, pois acumulou conhecimento sobre diversas culturas alienígenas. Além de ser uma espécie de computador vivo e um inimigo sempre lembrado pelos fãs do Homem de Aço, na sua versão no Animated Series ele carregava todo o conhecimento de diversos planetas já extintos, inclusive de Krypton, e destruí-lo significava perder esses conhecimentos, o que colocava o herói em um dilema.

 

5 – Zod

general-zod

Quem é: Zod, ou General Zod, é um kryptoniano que também sobreviveu à destruição do planeta Krypton. Dentre as versões que existem, a mais conhecida é a que apresenta Zod preso na Zona Fantasma por ter cometidos atos terroristas no planeta para tentar tomar o poder.

Primeira aparição: Adventure Comics #283 de abril de 1961

Criado por: Robert Bernstein e George Papp

Por que está no top? Zod tem exatamente os mesmos poderes do Superman e luta de igual para igual com o herói, mas é graças a Terrence Stamp e sua interpretação do vilão no filme Superman II que o personagem se tornou icônico. Zod odeia o pai do Superman, que o condenou à Zona Fantasma, e pragueja contra ele, a casa dele e seus descendentes. É o único vilão a ter um bordão, e um bordão foda: “Ajoelhe-se perante Zod”.

 

4 – Apocalypse

apocalypse

Quem é: Apocalypse é uma besta fera virtualmente invulnerável, com uma força descomunal e que evoluiu sempre além das habilidades dos seus adversários. É o resultado de um experimento genético realizado em Krypton, antes mesmo da civilização deste planeta ter se formado. A criatura vagou por alguns planetas e veio parar na Terra, onde despertou e botou abaixo todos os heróis que apareceram em seu caminho. Seu primeiro confronto com o Superman gerou comoção no arco A Morte do Superman.

Primeira aparição: Superman – Man of Steel #17 de novembro de 1992

Criado por: Dan Jurgens

Por que está no top? Depois de um combate que devastou Metrópolis a criatura protagonizou um evento que capturou não só atenção dos leitores dos quadrinhos, mas de toda a mídia. Simplesmente Apocalypse foi o vilão que conseguiu aquilo que nenhum outro vilão conseguiu: matou o Superman. Não matou matou, como todos sabem, mas foi o que chegou mais perto disso.

 

3 – Darkseid

darkseid

Quem é: Anteriormente chamado de Uxas, o deus tirano todo poderoso do planeta Apokolips se tornou Darkseid quando matou o irmão mais velho e se apoderou da Força Ômega. Darkseid chegou à Terra em busca da Equação Anti-Vida e embora inicialmente o personagem tenha sido criado como um inimigo dos Novos Deuses e da Liga da Justiça, aos poucos seus confrontos com o Superman se tornaram tão marcantes que o vilão do rosto de pedra passou a ser um dos grandes inimigos do Homem de Aço.

Primeira Aparição: Superman’s Pal Jimmy Olsen # 134 de novembro de 1970.

Criado por: Jack Kirby

Por que está no top? Darkseid elaborou um dos planos mais crueis contra o Superman na minisérie Lendas. Promoveu uma lavagem cerebral no herói e o transformou em seu soldado, o que fez com que as pessoas da terra desacreditassem o Homem de Aço. Além do mais Darkseid é um deus. Como se não fosse suficientemente foda o Superman bater de frente com um deus, os dois protagonizam combates épicos sempre que se encontram, seja nos quadrinhos ou nos desenhos animados do Superman e da Liga da Justiça.

 

2 – Lex Luthor

lex-luthor

Quem é: Esse dispensa comentários. É o clássico inimigo do Superman, o mais conhecido, um dos primeiros a ser criado e o que se faz sempre presente. O “dono” de Metrópolis até a chegada do herói, Luthor já teve suas origens contadas e recontadas algumas vezes, já foi apresentado como cientista louco, a maior mente criminosa de todos os tempos, um mega empresário e até presidente dos EUA. Porém, não importa a origem, seu objetivo é sempre o mesmo.

Primeira aparição: Action Comics #23 de abril de 1940.

Criado por: Jerry Siegel e Joe Shuster

Por que está no top? Mente versus músculos. Lex Luthor está no top porque já tentou de tudo para matar o herói. Em todas as mídias, inclusive, desde os quadrinhos, desenhos animados, seriados, cinema e jogos de videogame. Lex Luthor está presente na vida do herói praticamente desde o seu início, uma eterna pedra no sapato.

 

1 – Os roteiristas das histórias do Superman

superman-roteiristas

Quem são? Muitos, a maioria deles. Não importa em qual mídia o Superman esteja, sempre haverá um roteirista pronto para avacalhar com o herói, sempre sob a égide da maior desculpa esfarrapada de todas: “o superman é muito poderoso e isso cria muita dificuldade de inventar coisas que sejam realmente desafiadoras para ele”. Vale ressaltar ainda que mesmo roteiristas que conseguem criar boas histórias não escapam de criar outras pavorosas e podemos citar alguns nomes aqui como Michael Dougherty e Dan Harris do filme Superman – O Retorno; Roger Stern do Superman Elétrico; Louise Simonson, Dan Jurgens, Stuart Immonen com o infame Gigantes do Milênio; Karl Kesel da saga Superman Rei do Mundo de 1999 e muitos tantos outros.

Por que estão no top? Os roteiristas das histórias do Superman estão no top porque se todos os outros vilões tentam matar o herói no papel, somente nas histórias, os roteiristas são os que chegam mais perto de conseguir um feito muito maior, o de matar o herói no mundo real.

– Textos de Renato Rocha para o Cinelogin.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s