Os dez maiores vilões do Thor

Thor, o Deus do Trovão é um dos heróis mais fortes do universo Marvel. Desde sua criação em 1962 por Stan LeeJack Kirby e Larry Lieber na revista Journey Into Mystery #83, muitos elementos da mitologia nórdica foram apresentados nos quadrinhos. Pelo fato de ser um Deus, seus maiores inimigos são, em maioria, relacionados à sua mitologia e até mesmo os humanos têm alguma ligação com Asgard.

Preparamos então uma difícil lista com os dez maiores vilões do Thor. Você conhece todos? Confira a lista abaixo!

 

10 – A Gangue da Demolição

thor-vilc3b5es-gangue-demolic3a7c3a3o

Quem são? A gangue é composta por Aríete (Henry Camp), Bate-Estaca (Brian Calusky), Destruidor (Dirk Garthwaite) e Maça (Eliot Franklin). Durante uma fuga de prisão, Garthwaite encontra um pé-de-cabra asgardiano encantado e durante uma tempestade, um raio atingiu o pé-de-cabra quando os 4 prisioneiros o seguravam. Os bandidos ganharam uma força mística e se tornaram o grupo de super-vilões conhecido como a Gangue da Demolição.

Primeira aparição: Defensores #17 (1974)

Criados por: Len Wein e Sal Buscema

Por que estão no top: Eles sempre foram vilões de baixa categoria na Marvel, mas devido à sua origem mística viviam entrando o tempo todo no caminho do Thor, apesar deles serem facilmente derrotados. Eram apenas uma pedrinha na bota do Deus do Trovão e portanto ficam só com o décimo lugar.

 

09 – Ymir, o Inverno Vivo

thor-vilc3b5es-ymir

Quem é? Ymir é o mais velho e poderoso dos Gigantes de Gelo.  Ele é o progenitor dos Gigantes de Niffleheim. Ao lado de Surtur e Odin, é um dos seres mais poderosos de todos os Nove Reinos.

Primeira aparição: Journey Into Mystery #97 (1963)

Criado por: Stan Lee e Jack Kirby

Por que está no top: Em um levante contra Odin e os demais deuses asgardianos Ymir utilizou a Caixa dos Invernos Antigos para criar um inverno eterno em Asgard. Somente após muita luta, Thor, usando a Força-Odin, conseguiu bani-lo para o mar da Noite Eterna.

 

08 – Jormungand, a Serpente de Midgard

thor-vilc3b5es-serpente-de-midgard

Quem é? Filho de Loki e da feiticeira Angerboda. Nasceu na forma de uma serpente, pois quando foi concebido, seus pais, que são metamorfos, estavam nessa forma. Por ser uma ameaça aos outros deuses Odin baniu a criatura para as profundezas dos oceanos da Terra.

Primeira aparição: Thor #127 (1966)

Criado por: Stan Lee e Jack Kirby

Por que está no top: Segundo a profecia asgardiana, quando o Ragnarok, o Crepúsculo dos Deuses, acontecer, Jormungand está destinado a matar o Thor, se tornando assim seu derradeiro oponente. Mas eles já se encontraram antes disso, quando Jormungand se disfarçou do dragão alienígena Fin Fang Fong para tentar derrotar Thor em Nova Iorque.

 

07 – Malekith, o Maldito

thor-vilc3b5es-malekith

Quem é? É o líder dos Elfos Negros de Svartalfheim. Possui força, velocidade, agilidade e resistência sobre-humana, além de manipular as forças da magia a seu favor. Malekith se aliou a Loki e sua filha Hela sob ordens do demônio Surtur para roubar a Caixa dos Invernos Antigos.

Primeira aparição: Thor #344 (1984)

Criado por: Walter Simonson

Por que está no top: Sua aliança com Loki sempre causou problemas para o Deus do Trovão. Malekith matou Eric Willis, guardião da Caixa dos Invernos Antigos, para roubá-la e então liberar seu frio sobre a Terra. O que conseguiu, mas foi derrotado posteriormente por Thor e aprisionado em uma masmorra em Asgard. Uma vez feito prisioneiro, Malekith se disfarçou assumiu a identidade de Loki, permitindo que o Deus da Trapaça ficasse livre.

 

06 – Ego, o Planeta Vivo

thor-vilc3b5es-ego

Quem é? Ego se originou como muitos outros planetas da galáxia, porém, ele adquiriu consciência ao se fundir com um ser humanóide que habitava a Galáxia Escura, uma nebulosa perto da Via Láctea.

Primeira aparição: Thor #132 (1966)

Criado por: Stan lee e Jack Kirby

Por que está no top: Quando Ego entrou em contato com naves exploradoras Rigellianianas, ele decidiu conquistar outras partes do universo, criou humanóides super-poderosos a partir de sua essência para dominar outros mundos. Esse plano chegou ao conhecimento de Thor, que o impediu usando seu poder místico de criar tempestades em toda sua superfície, causando enormes cataclismos em Ego. Ele se sentiu humilhado e desistiu de seus planos de conquistas. Posteriormente, Thor ajudou Ego a não ser devorado por Galactus, mas isso não foi o bastante para pôr fim à sede de terror de Ego.

 

05 – Homem-Absorvente

thor-vilc3b5es-homem-absorvente

Quem é? Carl “Crusher” Creel era um criminoso selecionado por Loki, o Deus da Trapaça, para se tornar instrumento de uma de suas vinganças contra o Thor. Loki o entregou uma poção encantada que lhe deu o poder de absorver e se transformar em qualquer material que tocar, como metal e rochas.

Primeira aparição: Journey Into Mystery #114 (1965)

Criado por: Stan Lee e Jack Kirby

Por que está no top: Apesar de ser humano, e atualmente está rebaixado para o segundo escalão da Marvel, o Homem-Absorvente foi por um bom tempo inimigo recorrente das revistas de Journey Into Mystery (série mensal do Thor nas décadas de 1960 e 1970) e por muitas vezes chegou perto de matá-lo, ao absorver e transformar seu corpo no metal de seu martelo.

 

04 – Amora, a Encantor e Skurge, o Executor

thor-vilc3b5es-enchantress

Quem são? Amora é a Deusa da Sedução e aprendeu as artes místicas com Karnilla, a Rainha dos Nornes. Amora seduziu Skurge, filho de um gigante de gelo com uma deusa asgardiana, e o seduziu/manipulou para ser seu fiel parceiro/amante.

Primeira aparição: Journey Into Mystery #103 (1964)

Criados por: Stan Lee e Jack Kirby

Por que estão no top: Amora sempre nutriu uma ardente paixão por Thor, mas ao ser rejeitada ela seduziu Skurge e juntos se aliaram a Loki para tentar dominar Asgard. Detentora de uma poderosa feitiçaria, sempre fez de tudo para tirar Jane Foster de seu caminho, sempre tendo Skurge como seu fiel cachorrinho. Após a invasão de Asgard pelo demônio Surtur, Skurge foi morto tentando resgatar as almas dos asgardianos mortos em combate pelo demônio. Desesperada, Amora reconheceu seus verdadeiros sentimentos em relação a ele. Posteriormente, a Encantor enfim conseguiu se tornar amante de Thor, quando o mesmo foi banido na Terra. Mas não por muito tempo, e quando novamente foi rejeitada, buscou vingança. E mulher vingantiva… já sabe…

 

03 – Hela, a Deusa dos Mortos

thor-vilc3b5es-hela

Quem é? Filha de Loki com a feiticeira Angerboda, ao nascer e ser apresentada à Odin, o comandante de Asgard decretou que Hela se tornaria a Deusa e governante dos espíritos dos mortos, nos reinos de Hel e Niflheim.

Primeira aparição: Journey Into Mystery #102 (1964)

Criada por: Stan Lee e Jack Kirby

Por que está no top: Como governante do mundo dos mortos Hela deseja tantas almas quanto puder, principalmente as dos deuses asgardianos. Para isso ela criou um exército de mortos para invadir Asgard e se aliou várias vezes com seu pai Loki e o demônio Surtur. Uma vez lançou uma maldição em Thor que o impedia de curar de seus ferimentos e já o aprisionou uma vez em Hel, sendo ele resgatado por Sif. Hela é uma das mais perigosas personagens da Marvel.

 

02 – Surtur, o Deus do Fogo

thor-vilc3b5es-surtur

Quem é? Nativo de Muspelheim, o reino de fogo, ele forma com Odin e Ymir a trinca dos deuses antigos. Inimigo jurado de Odin, Surtur está destinado a iniciar o Ragnarok, o Crepúsculo dos Deuses, sendo o demônio que consumirá o mundo inteiro com chamas.

Primeira aparição: Journey Into Mystery #97 (1963)

Criado por: Stan Lee e Jack Kirby

Por que está no top: Surtur é um demônio tão poderoso quanto Odin, e Thor nunca o conseguiu derrotar sozinho, sempre precisando da ajuda de seu pai ou dos Vingadores. Surtur foi libertado por Loki em uma tentativa de dominar Asgard, porém, por ser muito poderoso para ser controlado pelo Deus da Trapaça, Surtur invade a Terra e inicia o derretimento das calotas polares. É então derrotado por Odin, Thor e Balder. Durante a saga “Tudo Queima” de 2012, Surtur retorna e é preciso de uma aliança de todos os deuses asgardianos, incluindo Loki, para combatê-lo. Só então que finalmente Thor consegue matá-lo e Odin o envia para o espaço.

 

01 – Loki, o Deus da Trapaça

thor-vilc3b5es-loki

Quem é? Filho adotivo de Odin e irmão do Thor. Loki nem sempre foi um vilão, tudo que ele queria era o amor e reconhecimento de seu pai. Após descobrir que era filho de Laufey, o rei dos gigantes de Niffleheim, jurou vingança contra Odin e Asgard.

Primeira aparição: Venus #6 de 1949 (Era de Ouro) e Journey into Mystery #85 1962 (Era de Prata)

Criado por: Don Rico (Era de Ouro), Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby (Era de Prata)

Por que está no top: É um dos principais vilões da Marvel, ao lado de Apocalipse e Thanos e está sempre ligado aos principais eventos da editora. Ele foi o responsável pela formação dos Vingadores e tentou domesticar o Hulk para atacar seu irmão, Thor. Seus poderes incluem força sobre-humana, maestria em combate, feitiçaria, metamorfose e um alto intelecto, que usa para manipular tudo e a todos. Com eles, Loki fez vários planos para dominar Asgard e a Terra, mas Thor está sempre em seu caminho. Já se passou uma vez pela Feiticeira Escarlate para se infiltrar nos Vingadores e participou da Cabala, ao lado de Norman Osborn, Doutor Destino, Namor, Rainha Branca e Capuz. Um vilão que está em praticamente todos os lugares e também em primeiro no nosso top.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s